5 MANEIRAS DE PROMOVER O EMPODERAMENTO ECONÔMICO DAS MULHERES EM PEQUENAS EMPRESAS RURAIS !

       ENGUANTO NAVEGAVA NA INTERNET ENCONTREI ESSA MATERIA MUITO INTERESANTE SOBRE INVESTIMENTO EM 

PROMOVER O EMPODERAMENTO ECONÔMICO DAS MULHERES EM PEQUENAS EMPRESAS RURAIS ENTAO ESTOU PUBLICANDO A MATERIA EM PORTUGUES E DEIXANDO O LINK DA MATERIA ORIGINAL PARA QUE AS PESSOAS POSSAM LER A MATERIA NO SITE ORIGINAL !



INVESTIR EM MPES RURAIS QUE PROMOVAM O EMPODERAMENTO FEMININO

Investir em pequenas empresas rurais em países em desenvolvimento é extremamente desafiador. Um compromisso com o empoderamento das mulheres pode aumentar essa complexidade, pois os candidatos a investimento precisam ser avaliados em relação a mais um conjunto de critérios. Para ter sucesso na promoção das prioridades de investimento de empoderamento das mulheres, os limites e (não) compensações aceitáveis precisam ser claros. Isso pode ir tão longe quanto decidir investir exclusivamente em mulheres lideradas ou mulheres apenas em negócios.

A importância de explicitar essas metas e compromissos não pode ser superestida: é fundamental que gestores de fundos, tomadores de decisão de investimentos, funcionários e conselheiros tenham um mandato claro e critérios claros para avaliar como uma determinada empresa pode contribuir para alcançar o empoderamento das mulheres.

tuzamurane-abacaxi
Membros da cooperativa Tuzamurane estão do lado de fora do centro cooperativo no leste de Ruanda, distrito de Kirehe. Foto: Aurelie Marrier d'Unienville/Oxfam

O Programa de Desenvolvimento Empresarial (EDP) da Oxfam investe em pequenas empresas rurais no mundo em desenvolvimento. O programa tem como objetivo criar e consolidar empreendimentos sustentáveis que proporcionem benefícios sociais tangíveis. O empoderamento econômico feminino (WEE) está no centro da tese de investimento: para ingressar na carteira da EDP, as empresas devem atender a rigorosos critérios de seleção em termos de participação e potencial para promover o WEE e cada proposta de investimento deve ter metas e marcos relacionados claros (20% a 40% do total de fundos aprovados para cada empresa vai para alcançá-las).

As 5 abordagens práticas e exemplos a seguir capturam algumas das lições aprendidas com as ADPs promovendo o empoderamento das mulheres em pequenas empresas rurais.

1. COMPREENDER BARREIRAS PARA O EMPODERAMENTO FEMININO E IDENTIFICAR OPORTUNIDADES PARA AS MULHERES NO CONTEXTO ESPECÍFICO DO EMPREENDIMENTO

Durante o desenvolvimento de propostas de investimento, é fundamental realizar uma análise completa de gênero do contexto em que o empreendimento atua com foco na identificação de barreiras e oportunidades para mulheres em diversos níveis, incluindo: agricultura, família, empresa, mercado e ambiente propício. Essa avaliação não deve ser usada apenas como critério de seleção, mas também deve informar o plano de investimento, seus marcos e metas específicas de impacto. O EDP utiliza as seguintes ferramentas durante a fase de avaliação:

  • Mapa de Mercado de Gênero: uma ferramenta para analisar atores, políticas, cadeias de valor e gênero em um mercado específico
  • Análise rápida do Cuidado: uma ferramenta de avaliação rápida para melhorar a concepção de um programa mais amplo por meio da coleta de evidências para promover o reconhecimento do trabalho assistencial e a identificação de intervenções práticas.

2. INVESTIR EM TREINAMENTOS, INSUMOS E TECNOLOGIAS QUE FUNCIONEM PARA MULHERES

Investimentos deliberados (e/ou subsídios) são necessários para enfrentar as desigualdades existentes em termos de habilidades, treinamento e capacitação, pois em muitos casos as mulheres rurais não têm acesso ao tipo de treinamento que seus homólogos masculinos recebem e/ou materiais de treinamento são projetados para um público predominantemente masculino. As desigualdades de gênero no acesso a recursos e insumos também são comuns. Investir na provisão de insumos e recursos para as mulheres pode permitir que elas se envolvam com empresas como fornecedoras, trabalhadores ou consumidores. Isso também pode incluir investimentos em equipamentos de economia de tempo que reduzem o tempo gasto das mulheres em trabalhos pesados não remunerados.

3. ABORDANDO AS CAUSAS SUBJACENTES DA DESIGUALDADE DE GÊNERO

As normas sociais e culturais são responsáveis por muitas das barreiras ao empoderamento feminino. É importante reconhecer como isso impacta o empreendimento e sua capacidade de criar oportunidades econômicas cada vez mais sustentáveis para as mulheres. Um investimento em aulas de culinária para homens, por exemplo, pode levar a uma redistribuição do trabalho de cuidado não remunerado no nível doméstico, o que, por sua vez, pode liberar tempo para as mulheres se envolverem com a empresa. Para abordar essas questões sensíveis dentro de um contexto comunitário e cultural específico, é fundamental identificar e trabalhar com parceiros (locais).

4. APOIAR E INVESTIR EM EQUIPES DE LIDERANÇA: PROMOVER O RECRUTAMENTO DE MULHERES COMO GERENTES/EQUIPES-CHAVE

As mulheres em todo o mundo ainda são sub-representadas em cargos gerenciais. Os investidores podem desempenhar um papel fundamental na promoção do recrutamento de gerentes mulheres e funcionários-chave. Esta tem sido uma abordagem particularmente eficaz para a EDP, pois as gestoras mulheres não só contribuem para uma mudança nas percepções dos papéis de gênero, mas também são capazes de identificar novas formas criativas de engajar e capacitar outras mulheres em suas comunidades.

5. INVISTA EM START-UPS LIDERADAS POR MULHERES E INICIATIVAS ADJACENTES AO CORE BUSINESS DA EMPRESA

Uma maneira eficaz de promover o empoderamento feminino, especialmente em mercados ou cadeias de valor tradicionalmente dominadas por homens é investir em empreendimentos de nicho adjacentes ao core business do empreendimento. Esta pode ser uma estufa para produzir mudas que podem ser vendidas para a empresa principal ou uma loja de insumos onde os agricultores podem comprar sementes e ag-inputs, etc. Normalmente, essas start-ups promovem a ação coletiva das mulheres, o que pode ser um passo importante para o aumento do empoderamento. A EDP tem um histórico encorajador de investir neste tipo de start-ups, com muitas se tornando lucrativas em menos de 18 meses.

Essas abordagens são mutuamente reforçadas e mais eficazes quando combinadas.

Alcançar a igualdade de gênero e capacitar mulheres e meninas é agora uma prioridade global. O desafio é enorme e também os impactos positivos que isso teria no alívio da pobreza e na economia global.

Como parte desse esforço global, as pequenas e médias empresas (MEEs) podem desempenhar um papel fundamental e líder criando novas oportunidades para o empoderamento econômico das mulheres. Dados e pesquisas mostram que o aumento da igualdade de gênero não só ajuda a economia mais ampla, mas também tem benefícios tangíveis para a empresa individual, tornando este um caso ganha-ganha para investidores orientados pelo impacto. As lições acima do Programa de Desenvolvimento Empresarial (EDP) da Oxfam podem ir de alguma forma para aumentar esse impacto.

Este blog faz parte da série setembro de 2017 sobre empoderamento de mulheres, em parceria com a SPRING.

LEIA A MATERIA COMPLETA  para obter insights sobre modelos de negócios que capacitem meninas e mulheres, uma nova análise dos impactos de gênero das intervenções na cadeia de valor, dicas sobre o investimento em lentes de gênero e muitas histórias pessoais inspiradoras de mulheres.

CONTINUE LENDO AQUI :


google.com, pub-1680052384989163, DIRECT, f08c47fec0942fa0


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACABE COM AS ESTRIAS : (estrias zero )

OS EFEITOS DO ENVELHECOMENTO NA PELE !

OPORTUNIDADE DE EMPREENDODORISMO NA PASCOA :Com o Método Ovos de Ouro, você vai aprender Como produzir Maravilhosos Ovos de Chocolates. brigadeiros gourmet e bolos, Transformar isso em um negócio altamente rentável. Certificado de Conclusão. ‎Bônus exclusivos. Oferta por tempo limitado.